loja virtual para iniciantes

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Loja virtual para iniciantes, já se perguntou como deixar um negócio visível na internet? anúnciar seu produto para todo o mundo? parece alguem extremamente grande e difícil não é mesmo? pois bem, neste post nós vamos trazer a você leitor da Isaques Estúdios um conteúdo de alta qualidade explicando como e oque você precisa saber para ter uma loja virtual.

Primeiro eu gostaria de confortar você dizendo que ter uma loja online hoje não é mais um “bixo de sete cabeças”, porem você ter uma loja de sucesso que vende todos os dias, você vai precisar trabalhar muito, com qualidade e leva um bom tempo até que o resultado venha.

Com toda a experiência de criar muitas lojas que temos aqui na Isaques Estúdios, nós podemos afirmar com certeza de que 95% das lojas não são feitas como deveriam, porem pelo mercado estar tão carente de bons profissionais, elas não tem com quem disputar e acabam gerando resultados mesmo sendo feitas de modo errado. Mas vamos dar seguimento ao post de hoje.

1. Definir sua marca e aplicar na loja virtual

Esse é um ponto essêncial para ter uma loja de sucesso. Você deve definir primeiro o produto que será vendido, depois de definir o produto que você vai vender, você deve pensar qual é o público alvo do seu produto, assim que tiver essa informação, deve aplicar ela na sua loja, veja um exemplo.

Imaginemos uma loja de brinquedos infantis, nós sabemos que o publico que vai consumir o produto são crianças, mas sabemos que quem vai comprar o produto, são os pais. Sabendo disso, nós trabalhamos com cores mais “fofas” e sensíveis, como azul claro, amarelo claro, usamos desenhos felizes e passamos a imagem de tranquilidade. Isso chama a atenção das crianças e por serem cores calmas, confortam os pais e os fazem se sentirem seguros para comprar o produto.

Outros dois exemplos bem claros são lojas de moda luxuosas, como por exemplo a Louis Vuitton e a Dolce & Gabbana, elas segue o padrão das maiores lojas de luxo, trabalham com um tema mais clean e usam muitas imagens de altissima qualidade, pois essas marcas ganham pela beleza do produto delas, a marca já está estabelecida e eles exaltam isso usando bons modelos, e detalhando bem o produto nas fotos. Uma foto bem retirada e editada podem fazer maravilhas na apresentação de um produto.

2. Definir um nome marcante para a loja virtual

Escolher bem o nome da loja faz total diferença para ser encontrado na web, não pense que é somente escolher qualquer um que isso trará resultados. Grandes marcas como as que já mencionamos a cima conseguiram ganhar seu espaço no mundo pois utilizaram nomes de estitlistas famosos, investiram em marketing, apareceram em filmes, se tornaram uma grande referencia. Esse é um trabalho de extrema dificuldade e que menos de 0.1% das marcas conseguem alcançar uma visibilidade tão grande como a dessas empresas.

Caso você leitor seja algum tipo de influenciador digital talvez adicionar seu nome a marca pode ser uma boa opção, porque caso você já seja conhecido ou pretende aparecer mais na internet isso ajudará as pessoas a procurarem seu produto até mesmo pelo seu nome.

Agora caso você não seja um influenciador digital, o que é o caso da maioria, nós recomendamos algumas dicas para você.

Use um nome que descreva o que você vende

Essa dica é algo que muitas pessoas erram mesmo sendo algo simples, as pessoas precisam ler o nome da sua loja e saberem o que você vende sem ter que entrar no estabelecimento ou no site. Por exemplo, imagine uma loja chamada modabrasileira.com.br, sem mesmo entrar nesse site, sabemos que se trata de moda tipica do Brasil. Ter um nome intuitivo te ajuda tanto aos clientes saberem seu produto, como também o posicionamento de SEO orgánico.

Um nome simples que marque seu publico

Nomes grandes são dificeis de ser lembrado, você precisa procurar nomes fáceis que tenham uma certa força sobe o cliente, veja o exemplo de grandes lojas: Tifanny, vivara, americanas, netshoes, kabum e muito mais.

Escolher um nome bonito e dificil pode dificultar até mesmo ao usuário procurar pela loja, ou digitar o domínio errado na internet.

3. Cuidar da hospedagem e segurança da loja virtual

Lojas sempre precisam usar muitas imagens, guardar muitos dados, cuidado com segurança e muito mais. Por isso, é ideal que você escolha um bom servidor de hospedagem, recomendamos que no mínimo o cliente use uma VPS(Virtual Private Server), é um tipo de servidor somente para seu site, também possui um desempenho bem melhor fazendo com que a página carregue mais rápido. Caso queira saber mais sobre hospedagem, leia nossa postagem sobre “o que é hospedagem”

Por se tratar de uma loja, todo cuidado é sempre pouco, todos os sites precisam de segurança porem lojas que fazem vendas de produtos sempre precisam de uma atenção extra. Tenha um extremo cuidado com vazamentos de dados, pois isso pode resultar em processos e ter um gasto maior.

4. Gerar tráfego com SEO orgánico para loja virtual

Gerar tráfego para as páginas de produtos e para a loja é um dos pontos mais disputados e também é o divisor de águas entre uma loja padrão e uma loja de sucesso, existem várias maneiras de você gerar tráfego para a loja online, confira algumas que trouxemos para vocês.

Otimização de SEO Orgánico para lojas

Otimizar o SEO para lojas é uma tarefa que precisa ser feita com muito cuidado e necessita de várias dicas, como esse não é o foco dessa postagem, vamos apenas trazer as dicas principais. Como trabalhar o nome de produtos com palavras chaves que as pessoas pesquisam no google, otimizar imagens, formato de imagens, construção da página e muitas outras informações.

Ainda sim é necessário monitorar o tráfego no site, verificar se as alterações tem gerado resultado, analisar a concorrencia para saber onde você precisa melhorar, criar um blog para gerar conteúdo do seu nicho e outras formas. Trabalho de tráfego orgánico existem várias variáveis que precisam ser consideradas e de preferência feitas por um profissional.

Ferramentas de divulgação

Também vale a pena adicionar os produtos ao Google merchant center e aumentar a visibilidade ao público que procura pelos produtos que você vende na sua loja. GMN(Google meu negóco) também é uma exelente opção, melhor ainda caso tenha uma loja física. No GMN você pode adicionar imagens e informações sobre a sua loja e também informações do funcionamento.

Redes sociais

Conheço empresas que não trabalharam quase nada na loja, apenas adicionaram as funcionalidades padrões de uma loja, porem, investiram pesado nas redes sociais e isso trouxe um grande retorno ao ponto de ter cerca de 3mil acessos na loja por mês.

Dependendo do produto que você vende, as redes sociais podem ser um grande diferencial para o marketing, nichos como o de moda principalmente, pois as pessoas gostam muito de ver muitas fotos ou modelos usando peças de roupas que pretendem comprar.

5. Gerenciamento da loja virtual

Outro ponto de extrema importancia é como sua loja é feita, caso seja feita totalmente no código usando alguma ferramenta como next.js isso torna a loja muito otimizada porém a manutenção só pode ser feita por um programador intermediario.

Uma opção alternativa e talvez mais utilizada é optar por um CMS como por exemplo o WordPress, ele é uma exelente plataforma para criação e administração de sites e lojas. Além de ser a tecnologia mais utilizada na criação de sites no mundo todo. Caso queira saber mais sobre site gerênciavel, temos uma postagem também no nosso blog sobre esse conteúdo.

6. Plataformas de criação de loja virtual

Uma das opções mais viáveis acaba sendo utilizar alguma plataforma para criação de loja, existem várias plataformas que são feitas somente para isso. Quando você escolhe trabalhar com uma plataforma dessas, acaba reduzindo muito o trabalho da criação e da configuração, diria que essa é a melhor opção para criação de loja virtual para iniciantes.

Você tem lojas como a tray, shopify, loja integrada, nuvemshop e outras. Essas plataformas oferecem configurações bem simples e intuitivas. Layouts prontos que você só precisa alterar os banners e mais.

Diria que essas plataformas possuem apenas alguns pontos negativos, como layouts genéricos, falhas no SEO, e configurações muito estáticas. Você possue poucas opções de personalização e caso queira layouts mais moderno, será necessário pagar e alguns custam até mais de 2mil reais.

Conclusão

Nesta postagem nós podemos ver algums dicas de como você criar um loja para iniciantes, mostramos dicas sólidas para não só criar uma loja mais também gerar resultados na loja que você tem. Mostramos também opções de plataformas online que oferecem toda infrestrutura de criação de loja que facilita muito a criação de loja para iniciante.

Se você é iniciante ou apenas uma pessoa pesquisando com dúvidas sobre a criação de loja, fique por dentro do nosso blog, aqui você terá diversos conteúdos de marketing e programação para te auxiliarem na expansão da sua empresa.

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